quarta-feira, maio 30, 2007

História de Encantar VI





A lebre queixava-se continuamente de ser perseguida.
Achava que os outros a achavam chatinha e não havia modo de estar contente consigo própria. Desejava muito ter um pouco mais de bom senso :
- Todos os animais são sensatos ! Só eu é que continuo uma lerda! - dizia para si própria insistentemente.
Um dia, enquanto rezava, resolveu apresentar o seu problema a Deus, que todos sabiam que era tão bom.
Decidiu pedir-lhe ajuda:
- Meu Senhor, disse-lhe, todos os animais da floresta são sensatos, sábios, cheios de capacidades... Só eu é que não presto para nada. Só me apetece desaparecer de ao pé deles!! Não poderias dar-me um pouco de bom senso?
Para seu espanto, ouviu logo a voz de Deus que lhe respondeu:
- Está bem! Se é isso que tu queres, eu vou ajudar-te. Vai à sanzala e arranja uma abóbora grande; leva-a até ao cruzamento da floresta, faz-lhe um buraco e esconde-te lá dentro, de modo que ninguém te veja. Eu arranjarei modo de te dar o bom senso.
Toda a tremer de excitação, a lebre foi à sanzala, comprou uma abóbora e voltou a correr, indo colocá-la bem no meio do cruzamento. Só que, como achou que podia tornar-se perigoso ficar dentro da abóbora, resolveu não se esconder lá dentro, mas sim atrás de um arbusto que estava ali perto.
Esperou cerca de uma hora e eis que apareceram dois meninos, cada um deles com um pau.
Ao verem a abóbora, resolveram começar a dar-lhe cacetadas para ver quem a partia primeiro. Escusado será dizer que, num instante, a abóbora ficou feita em pedaços.
E os meninos seguiram o seu caminho.
A lebre ficou branca de pavor.
Voltou para casa e achou que já não ia rezar mais.
Mas o seu descontentamento era tanto que resolveu voltar a falar com Deus:
- Ó Senhor! - disse-lhe, muito zangada, - eu pensava que tu eras bom! Já viste o que me teria sucedido se me tivesse escondido dentro da abóbora?Como te atrevestes a pregar-me tamanha partida?
- Querida amiga! - respondeu-lhe Deus, sorrindo, se tu não fosses sensata terias morrido dentro da abóbora. Eu só quis mostrar-te que tu já tens toda a inteligência e sensatez de que necessitas.Não precisas de fugir para lado algum. Agora aprende a usá-las como deve ser.

Moral da história: Atrás de uma abóbora vêm sempre dois meninos com um pau.

Sem comentários: